Recado aos alagoanos

REGATIANO, AZULINO, ALVINEGRO, ou torcedor de qualquer outro time das Alagoas, valorize o futebol da sua terra! VOCÊ TEM TIME PRA TORCER!

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Retrato do desinteresse

Crônica
Minha Mãe do céu... (com todo respeito à Mãe de Nosso Senhor, por estar sendo trazida a uma crônica mundana), é impressionante o desinteresse dos torcedores de CRB e CSA em assistir aos jogos de seus próprios times, inclusive quando jogam entre si, o que é ainda mais triste — embora há muito deixou de ser surpresa —, como pude constatar (mais uma vez!).

Ontem, no Trapichão, repetiu-se o fiasco verificado no Coaracy. E se foi menor, porque maior o público presente, proporcionalmente talvez tenha sido até pior, já que o jogo se deu na casa das duas torcidas respectivas. Oficialmente, não havia 5.500 pessoas. Alguns dizem que havia mais. Não sei. De qualquer modo, enganados ou não, de novo assistiu-se ao Clássico dos Gatos Pingados.

O desinteresse é fato. Quais as razões, desta vez? A insegurança dentro e fora do estádio? Penso que não. Dentro, ao contrário de algumas previsões alarmantes, a divisão do estádio, partindo do centro das grandes arquibancadas em direção aos extremos, pareceu-me a melhor providência até hoje tentada. Os torcedores, de um e de outro time, simplesmente não se encontram. Talvez o número de policiais tenha sido pequeno, mas isto cabe à área responsável avaliar, para o futuro. Fora do estádio, aí sim, o resultado foi aquém, muito aquém do desejado, merecendo ser aprimorado, sem dúvida. Seja como for, a insegurança não me parece traduzir a causa do desinteresse. Fosse assim, um Bahia x Vitória não encheria seu estádio, ou um Sport x Náutico, e por aí afora.

Na verdade, penso que o motivo principal reside no interesse pelos jogos de clubes de fora, ontem televisionados, além do próprio CSA x CRB, também transmitido pela TV. Ou se desconhece que a parcela dos torcedores azulinos e regatianos que também torcem por clubes do sudeste do país estava à frente da TV na tarde de ontem? Urge o fortalecimento dos times de Alagoas. Mas a torcida precisa apoiar. Aliás, a transmissão do jogo alagoano para a capital foi um desserviço ao futebol da terra, nota ruim nesse bem-vindo trabalho da TV Pajuçara/Record.

Ora, se torço por um time de fora, além do da minha terra, é porque acho que o meu não presta, ou presta pouco. E aí, na hora “h”, não é nada difícil optar-se pelo de fora, mais rico e poderoso, até porque gostamos do que é dos outros. E como! Entretanto, observe se um carioca, paulista, gaúcho oumineiro torce por clube de outro estado? Ou um recifense? E é por isto que este tema vem se tornando tão recorrente. De qualquer sorte, resta a conscientização, que é, entretanto, lenta. Mas água mole em pedra dura...
____________
Também postado no sítio futebolalagoano.com

Um comentário:

Anonymous disse...

Olá, meu nome é Ademar. Sou integrante do Projeto CRB Meu Único Time, onde venho através deste, agradecer seu apoio a nossa Campanha!

Sabemos qnto será árduo nosso Caminho, contra tudo e contra todos, mas nem por isso enfraqueceremos nosso sonho!

CRB é Alagoas e Vice-versa, logo devem está em 1º e ÚNICO lugar!

CRB MEU ÚNICO TIME