Recado aos alagoanos

REGATIANO, AZULINO, ALVINEGRO, ou torcedor de qualquer outro time das Alagoas, valorize o futebol da sua terra! VOCÊ TEM TIME PRA TORCER!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

De volta à Série B. Agora, o título.


Nove participações na Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol, 23 na B — das quais 15 ininterruptas (1994/2008) —, quando caiu para a Série C, e onde está desde então (2009), mas só até este ano. Sim, porque quando escrevo o CRB acaba de conquistar, com duas rodadas de antecipação, o direito a disputar a Série B, em 2012. Nada mais razoável. Vê, só.

Além da presença nas Séries A (anos 1970/80) e B, o Galo de Campina ocupa a 36ª posição do ranking da Confederação Brasileira de Futebol, sendo detentor de 25 títulos estaduais e único time alagoano que jamais disputou a 2ª Divisão do Campeonato do Estado. Lamentavelmente — e lamentação será só esta —, durante os 15 anos ininterruptos disputando a Série B o Galo não soube aproveitar-se com inteligência e competência desse feito, inclusive negligenciando, na grande maioria das vezes, a competição regional.


Mas se engana quem pensa que o CRB é só futebol. Embora as atenções da torcida e da mídia estejam mais voltadas a esse esporte, o Galo é reconhecido como uma grande força também no voleibol — no estado, sua atuação não conhece adversários à altura —, basquetebol, handebol e futebol de salão (o atual futsal). Seu time feminino de vôlei de 1969, inclusive, sagrou-se campeão sul-americano no Chile (Santiago).

Voltando ao futebol e ao momento presente, faltando ainda um jogo em casa (no Trapichão), o Regatas — como também é carinhosamente conhecido, daí a denominação regatiano ao seu torcedor — ostenta o 29º lugar no ranking das maiores médias de público (2011) considerados os 100 clubes que participam dos campeonatos das Séries A, B, C e D, o que vem a demonstrar a força do seu maior patrimônio: sua vibrante e apaixonada torcida, conhecida na mídia tupiniquim como a Nação Fascinante do Galo. Fascina, mesmo.

Pois bem, se vencer uma das duas partidas que restam, contra o América/RN, aqui, ou contra o Luverdense/MT, lá, terá garantido o direito de disputar a final contra o Joinville, a primeira partida no Rei Pelé e a segunda em Santa Catarina, conforme sorteio realizado pela CBF. Mas, a propósito, é bom que os catarinenses não se fiem muito nessa aparente vantagem (para muitos é vantagem ter a segunda partida em casa). Por duas vezes, em 2005 e 2006, o CRB precisou da ajuda da Santa em jogos lá disputados, quando corria riscos concretos de cair à Série C, e esta o ajudou. Conclusão, segundo os dogmas canônicos: Santa Catarina é CRB! Assim, torcedores contrários, acautelem-se: O Galo quer(vai) ser campeão brasileiro!

2 comentários:

Nairo José disse...

Nobre Falcão,

Quis o destino que nossa primeira disputa de titulo Nacional fosse aos braços de Santa Catarina. Dessa vez, a situação é bem diferente das anteriores, onde o sufoco imperava. Agora, só festa, e uma coroação de 100 anos que merecemos !!!

Bonito texto ! Avante GALO !!

André Falcão de Melo disse...

Belo e lúcido comentário, meu amigo. Merecemos e conquistaremos, se Deus e nossas Santinhas quiserem (e eles haverão de querer). Abraço, e obrigado!