Recado aos alagoanos

REGATIANO, AZULINO, ALVINEGRO, ou torcedor de qualquer outro time das Alagoas, valorize o futebol da sua terra! VOCÊ TEM TIME PRA TORCER!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Aos alagoanos torcedores do Palmeiras de São Paulo


Acho uma bobagem, um desserviço ao futebol de nossa terra, a predileção de vocês pelo clube paulista, como acharia por qualquer outro que não de Alagoas. Mas respeito. O respeito, porém, como já é possível perceber, não torna esse comportamento imune a eventual crítica contendo opinião contrária.

As razões que dão suporte a esta posição são várias, mas a principal é que, como defensor intransigente do nosso futebol, tenho a plena convicção de que a adoração aos times alienígenas — ou, por outras palavras, aos times “dos outros” — somente prejuízo lhe traz. Paro nessa, entretanto, porque a crônica não tem o objetivo de defender que se torça apenas pelo time de Alagoas — como os paulistas, cariocas e a imensa maioria dos recifenses e soteropolitanos, por exemplo, o fazem. E respeito porque estamos num país livre, onde qualquer um tem o livre arbítrio para torcer pelo time que quiser. Respeito, também, porque tenho a compreensão de como nasceu esse fenômeno — tão peculiar aos nossos estados nordestinos e do norte — da lavagem cerebral midiática desde tempos idos. Respeito, por fim, e outrossim, porque não sou o dono da verdade.


Porém, venho mais do que pedir a vocês, venho exigir-lhes: respeitem o Coruripe, time do seu estado que estará enfrentando o time de São Paulo por que vocês torcem. É o time da sua terra, das suas raízes. A torcida nativa do Coruripe de Alagoas é diminuta, como o é a população daquele município, e certamente não logrará fazer frente ao grande número de vocês, torcedores do time dos paulistas, que comparecerão ao estádio. O Coruripe, por sua vez, está representando o futebol alagoano (junto com o ASA), na Copa do Brasil. Se não pode gozar do privilégio natural de ser apoiado por vocês, que pelo menos não o menosprezem, não o tratem como um adversário qualquer.

Assim, se querem aplaudir, ovacionar, cantar, pular, invadir gramado e rasgar as vestes de algum(ns) jogador do time de São Paulo a título de lembrança, façam-no. É triste, não vou negar, mas façam-no. Mas se abstenham de menosprezar, humilhar, vaiar o time da terra de vocês. Não repitam o que fizeram com o Murici, há pouco tempo atrás e na mesma competição, os alagoanos torcedores do Flamengo do Rio de Janeiro. Privem-nos daquele espetáculo deprimente. Permitam-nos ao menos a privação da vergonha da baixa auto-estima e do complexo de vira-latas que nos soa injustificadamente escancarados ao vê-los vaiarem um time da terra nessas circunstâncias.

Respeitem o Coruripe! Respeitem a sua terra! Respeitem Alagoas!

2 comentários:

Luciano Mota disse...

Nobres e brilhantes palavras dadas em um momento que Alagoas tanto precisa de prestígio. Infelizmente os "torcedores" de clubes alienígenas, onde só se vê na televisão fazendo com que, quem torcem para estes sejam meros "torcedores de pé de rádio", desvalorizam a nossa cidade e os clubes da nossa terra, fazendo prevalecer sua incrível ignorância por não respeitar algo tão nobre do seu estado.

Jorge Barros disse...

Parabéns pelo correto, justo, oportuno e sensato teor desta sua postagem, nobre amigo André Falcão! Concordo plenamente.