Recado aos alagoanos

REGATIANO, AZULINO, ALVINEGRO, ou torcedor de qualquer outro time das Alagoas, valorize o futebol da sua terra! VOCÊ TEM TIME PRA TORCER!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Principal destino dos turistas paulistas tricolores


Crônica


Maceió o é. Não. É dever alertar os leitores e leitoras, que me prestigiam com sua leitura e aguardam, ansiosamente, uma explicação fundada em bases científicas, que a ousada afirmação não se lastreia em eventual resultado de pesquisa realizada na cidade ou no país por algum instituto congênere; embora isto tenha valor relativo, já que há muitos que desacreditam desse tipo de serviço. Mas o fato é que não houve. Houve nada que beire o profissionalismo, na verdade. Estou afirmando peremptoriamente, entretanto, porque vi com estes olhos que a terra há de comer. Tá, perdoem-me o ditado batido, mas o bicho veio na hora, assim automaticamente, fazer o quê? Falar nisso, só espero que demore muito, ainda — não, muitíssimo! —, pra que lhe sirvam de alimento.

Foi; divaguei. Voltemos ao assunto da crônica. Então — como, aliás, dizem os paulistas quando iniciam qualquer frase, em resposta ao que quer que seja, ou mesmo quando não o é em resposta a coisa alguma (o “então”, aqui, é homenagem, por favor!, e já escrevi sobre ele; vá lá, em www.blogdoandrefalcao.com) —, como afirmei, no título, Maceió é certamente o principal destino, no país, dos paulistas torcedores do São Paulo. Sim, claro que vi também muitos cariocas torcedores do Flamengo espalhados em bares pela cidade. E claro que foi o São Paulo o campeão brasileiro, enquanto que o do Rio sequer irá à Libertadores, o que poderia explicar a ausência de seus torcedores na cidade após o jogo (certamente voltaram aos seus hotéis, ou mesmo pegaram o primeiro vôo de volta para a capital fluminense; falando em Fluminense, escapou de cair de novo, hein?).

Bem, seja lá porque foi, mas o fato é que a orla litorânea mais bonita do país foi colorida, após a última rodada do Brasileirão, com as cores vermelha, preta e branca envergadas orgulhosamente por uma imensa quantidade de turistas-paulistas-torcedores-do-São-Paulo. Eu chegara, então (este “então”, percebam, não tem nada a ver com aquele a que me referi, dito pelos paulistas em todo o início de frase), de belíssima praia do litoral norte alagoano, onde, entre outras coisas, acompanhara os jogos (ou seus resultados) daquele dia, e estava apressado porque dali a pouco mais de uma hora iria assistir à peça de teatro Lúcio 80-30, dos ótimos Lúcio Mauro pai e filho, lá no Teatro do Marista. Estava atrasado e não haveria lugar marcado, donde a pressa. Foi quando me deparei com uma imensa carreata desses bem-vindos e pelos alagoanos sempre muito bem recebidos e acolhidos torcedores-turistas-paulistas-do-São-Paulo. Claro, claro que no meio deles deveria haver, também, alguns irmãos brasileiros daquele estado que aqui fizeram morada. Mas a maioria, certamente, de paulistas-turistas, mesmo. Tive, assim, que me embrenhar pelas “ruas de dentro” da Ponta Verde, de modo a chegar a tempo ao meu destino. Imaginei: os hotéis deveriam estar lotados deles, numa festa só. Merecida, por sinal.

Quanto a mim e aos demais torcedores do nosso sofrido futebol alagoano, principalmente a imensa maioria dos regatianos, azulinos e arapiraquenses —praticamente todos, como estamos cansados de saber, torcedores fidelíssimos e exclusivos auxiliadores de apenas um único time, o time do nosso estado, respectivamente CRB, CSA e ASA —, só nos restou lamentar por estarmos vivendo dias tão difíceis, sobre os quais, permitam-me, não vou nem falar. Apenas não entendi um detalhe nessa história envolvendo nossos irmãos-paulistas-turistas-tricolores, e que não me passou desapercebido, apesar de atrasado para aquele compromisso a que me referi acima: por que as placas dos carros onde estavam espremidos ou pendurados os felizes-entusiasmados-orgulhosos-amantíssimos-torcedores-paulistas-turistas-tricolores, envergando seus mantos, bandeiras e demais penduricalhos do time de sua Terra da Garoa, eram de Maceió – AL?

______________

Também publicada nos sites Futebolalagoano.com e FutNet

Nenhum comentário: