Recado aos alagoanos

REGATIANO, AZULINO, ALVINEGRO, ou torcedor de qualquer outro time das Alagoas, valorize o futebol da sua terra! VOCÊ TEM TIME PRA TORCER!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

É PARABÉNS, SIM!


Crônica

Parabéns, CRB, por ter dado tantas alegrias aos seus fiéis e bravos torcedores durante longos 15 (quinze) anos disputando o Campeonato Brasileiro da Série B. Grandes clubes do país, CRB, muito mais ricos e poderosos do que você (não raro por benesses políticas e televisivas), experimentam situação de descalabro administrativo e ineficiência esportiva, e você conseguiu, contra tudo e contra todos, às vezes até contra quem o administrava, este imenso feito para o nosso pobre futebol alagoano, por tantos desejado, por tantos almejado, mas até o momento infelizmente só por você alcançado. Foste, em passado recentíssimo — daí porque a lembrança agora, já que ainda não é feito que esteja em museu —, o único representante do nosso futebol a disputar, por tanto tempo, ininterruptamente, o 2º campeonato de futebol mais importante do país. Quantos não caíram durante aquela caminhada... Até um poderoso Fluminense você deixou pra trás... É..., você definitivamente merece o respeito dos alagoanos.

Obrigado, CRB, por ter privado sua torcida (e que torcida!), dirigentes e jogadores do dissabor de nova queda. É certo que cairias onde muitos gostariam até de estar, mas para seus torcedores, bem acostumados torcedores a vê-lo entre os do topo, certamente não seria algo a que pudessem suportar facilmente. Parabéns por ter sido bravo e conseguido estancar uma descida que para muitos se prognosticava irreversível, e até escancarada, ou disfarçadamente, desejada. Para aqueles que esse desenlace aguardavam, foi bela a resposta dada ontem. Seus jogadores foram bravos guerreiros, competentes, eficientes, comandados por um ídolo seu que verdadeiramente o ama e merecia a vitória alcançada. Verdadeiros argonautas cantados por seu belo hino. Fosse nominar alguns jogadores, para justa homenagem, certamente cometeria injustiça. Mas posso fazê-lo desagravando um que certamente foi injustiçado: falo do Calmon, seu outrora artilheiro, querido por torcedores e jogadores, vítima maior do maior erro havido.

Parabéns, CRB. Apesar da campanha desastrosa que fizeste, parabéns! Só você sabe o que passou, o quanto sofreu nessa árdua caminhada. Só você sabe quantos erros foram cometidos — certamente, não se há de negar, no afã de acertar. Só você sabe a dedicação de seus dirigentes, o trabalho despendido, as noites mal-dormidas, os recursos investidos. Sintam-se todos homenageados na pessoa daquele que verdadeiramente deu o melhor de si a você: refiro-me ao Marcos Lima Verde. E meus votos de que a lição tenha sido bem aprendida. Nem vocês próprios, cartolas, nem os jogadores, nem a fantástica nação alvirrubra e, principalmente, o querido CRB merecem a repetição dos equívocos incorridos e por tantos vistos e denunciados.

Que a contratação do treinador Joãozinho Paulista, que o jogo de ontem, que o suporte psicológico iniciado, que a lição aprendida e o enxergar de novos horizontes sejam o início, o recomeço do árduo caminho do retorno à Série B do Campeonato Brasileiro, único lugar de que todos, sem exceção, automaticamente se lembram quando se fala em você, CRB, retornar a algum que seja.

Você conseguiu o que poucos — menos você, seus torcedores e dirigentes — acreditavam. Você podia mais, mas conseguiu, hoje, o que foi possível. E o possível, presentes as circunstâncias, não foi pouco. Parabéns, por isto, sim! O futuro? O futuro vencerás! Alegre, firme, de pé! Como tem que ser.

________________

Também postada nos sítios Futebolalagoano.com e FutNet

Nenhum comentário: