Recado aos alagoanos

REGATIANO, AZULINO, ALVINEGRO, ou torcedor de qualquer outro time das Alagoas, valorize o futebol da sua terra! VOCÊ TEM TIME PRA TORCER!

domingo, 11 de dezembro de 2016

É a ALAGOANA Marta, pô!

Não assisti a todos os seus jogos. Nem a todos os programas do Pan. Mas não pude deixar de perceber: sobre a Marta* — sim, a melhor jogadora de futebol do mundo — não ouvi um mísero comentário em que fosse identificada como nascida nas Alagoas.

Tá, vi uma matéria sobre ela numa emissora de TV. Mas mais para retratar o exótico, o acaso de um rincão pobre e atrasado tê-la gerado. Não com o sentido de que esse Estado, berço de grandes nomes de destaque da história do país, nas mais diversas atividades — como o é —, houvesse gerado mais um.

Ouvi, muito, o paulista fulano (aliás, o que mais teve lembrada essa condição), também o gaúcho beltrano, a carioca cicrana, e por aí ia (mas também não ia muito longe, não). Mas, quando se tratava da Marta... Era só Marta isso, Marta aquilo. Nunca a alagoana Marta. Marta era brasileira. E só.

Aí recordei que os alagoanos ilustres não costumam ver ligada a si a terra que os gerou. Mas se é pejorativa a referência, ôxe!, imediatamente as Alagoas são coladas ao personagem.

Apenas dois exemplos recentes: enquanto o então Presidente Collor esteve no auge, sua naturalidade alagoana fora invariavelmente esquecida ou negada. Era carioca. Afinal, diziam, criou-se no Rio de Janeiro. Porém, após o impeachment, ou em vias de, redescobriram-no alagoano. Mais. Teria criado uma república (da corrupção) dentro da República. Nome: República das Alagoas. Já o atual Presidente do Senado, em vias de ganhar a eleição respectiva, e após eleito, era, no máximo(!), Senador pelo PMDB/AL. Agora, acusado de pagar pensão com dinheiro de lobista, é mais alagoano do que nunca. Há pouco, na TV, enquanto escrevo, um dos personagens de certo programa humorístico diz que vai telefonar para um senador alagoano para fazer umas mutretas. Delícia eles sentem, né?

E eu? O que faço? Bom, mais dois Presidentes (Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto) — só superada por SP, Minas e RS —, Visconde do Sinimbu, senador Teotônio Vilela, deputado federal Aldo Rebelo, juristas Tavares Bastos, Pontes de Miranda, antropólogo Arthur Ramos, psiquiatra Nise da Silveira, escritores Graciliano Ramos, Ledo Ivo, Guimarães Passos, Jorge de Lima, dicionarista Aurélio Buarque de Holanda, Zumbi dos Palmares, atores Paulo Gracindo, Jofre Soares, Sadi Cabral, cineasta Cacá Diegues, músicos Djavan, Hermeto Pascoal, Heckel Tavares, campeões mundiais de futebol Zagalo e Dida, jogadores César, Peu, Souza, Aloísio, Adriano Vieira, Jadilson, Maílson...

Eu sorrio.
______________
Originariamente pub no blog Ponto Vermelho (www.blogdoandrefalcao.com), em ago.2007
Foto em http://maceiordinario.com/

Nenhum comentário: