Recado aos alagoanos

REGATIANO, AZULINO, ALVINEGRO, ou torcedor de qualquer outro time das Alagoas, valorize o futebol da sua terra! VOCÊ TEM TIME PRA TORCER!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Movimentos “CRB Meu Único Time” e “Galo pra Frente”

Crônica
Acima, duas quase únicas coisas boas que surgiram no futebol alagoano nos últimos tempos. É que devo registrar, também, a transmissão dos jogos pela TV Pajuçara/SBT. Os três devem ser ressaltados, portanto — e assim mesmo, genericamente —, porque os frutos que deles podem resultar trazem benefícios ao nosso futebol como um todo, não apenas ao alvirrubro da Pajuçara.

Veja-se: No caso das transmissões, finalmente uma parcela da imprensa (a dita televisão) vem prestigiar, com exclusividade, o nosso futebol, transmitindo nossos jogos a despeito daqueles — do sudeste/sul — que porventura estejam sendo transmitidos, no mesmo horário, por outra rede televisiva. É preciso se entender que a pobreza de nosso futebol não é congênita. Apenas não somos alvo das benesses recebidas pelos clubes daquele eixo do Brasil, que lhes permite, com uma série de facilidades que lhes são endereçadas (e não raro com nosso “inocente” estímulo), fortalecer-se e crescer.

Quanto ao “CRB Meu Único Time – Torça apenas pelo time de seu estado”, traz à tona a auto-estima do torcedor alagoano, até então perdida, e para muitos equivocadamente (ou deliberada e ardilosamente) compreendida como bairrismo. Ora, defender a si mesmo e o que é seu, contra o que não o é e quer engoli-lo, não pode ser confundido com bairrismo. A exaltação desmesurada pelo que é dos outros em detrimento do que é seu, e que por isto mesmo é quase abandonado à própria sorte, é que é exemplo escabroso de baixa (ou nenhuma) auto-estima. Aliás, em casos assim, o bairrismo seria, a si, bem menos pernicioso. Seu exemplo transcende, por isto mesmo, os limites da Pajuçara, atingindo todo o futebol vilipendiado e sofrido do nosso estado.

Finalmente, o recente “Galo pra Frente”. Maravilhosa novidade, que busca, num sentido mais amplo, levar o torcedor para dentro do clube, torná-lo mais participativo e respeitado, e, mais estritamente, à modernização do estatuto do clube, de modo, por exemplo, a criar condições e regras a que o sócio-torcedor possa concretamente interferir nos destinos do Galo, inclusive com direito a escolher o seu futuro presidente-executivo. Sensacional!

Dois desses exemplos, pois, estão sendo dados por torcedores do Clube de Regatas Brasil – CRB. Isto me faz ver que quando se fala que a torcida é o maior patrimônio de um clube, entendo que se esteja referindo principalmente a torcedores assim, que efetivamente defendem e buscam o crescimento da agremiação que dizem amar. Nada melhor pra se medir a paixão do que fazê-lo pelos atos praticados por quem se diz apaixonado.
________________
Também postada nos sítios Futebolalagoano.com e FutNet.

Nenhum comentário: