Recado aos alagoanos

REGATIANO, AZULINO, ALVINEGRO, ou torcedor de qualquer outro time das Alagoas, valorize o futebol da sua terra! VOCÊ TEM TIME PRA TORCER!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Temperança

Crônica
Não se pode esperar atitude diversa, pois que resultante da competência forjada na técnica apurada e na longa experiência de uma vida dedicada ao rádio alagoano. Elogia-se pouco. O ser humano é arredio a louvar os que merecem, ainda que seja, isoladamente, por algum ato digno de louvor. Tento humildemente ir contra a maré. E fico feliz de constatar que vez por outra vem-me uma necessidade irrefreável de externar algo de positivo que vi ou ouvi. É exercitando essa vontade que estou aqui agora.

Estava ouvindo o programa Gazeta Esportiva, na rádio Gazeta AM 1260, comandado por Valmari Vilela. Foi dele que ouvi palavras das mais absolutas sobriedade e razão. Falava-se do CRB. Naturalmente vinham à tona comentários sobre sua indigesta fase de resultados indesejados e exibições sofríveis. Valmari Vilela pegou da palavra e bem resumiu o problema (e sua solução), salientando a necessidade de que se tenha calma, tolerância, paciência. Explicou, em minhas palavras — já que não me recordo exatamente das dele, donde peço a você, leitor, a sua complacência, agora, comigo —, do alto de sua autoridade de homem do rádio há mais de 35 anos, que o clube está buscando profissionalizar-se, modernizar-se, o que imprescinde da existência e adoção de uma prática moderna de gestão, nela perseverando.

Disse, ainda, que a torcida deve apoiar essa diretoria, porque não se muda uma “face”, como a que vinha apresentando o Galo, há anos, de um dia pro outro. Melhor mais dois anos sem título — se for necessário —, e um CRB com nova cara, nova essência, nova vida, que um Regatas com um título conquistado às custas de um preço que o sangre mais um pouco no dia seguinte. Vê-se, com clareza, que o clube está se reorganizando. Mas o caminho é longo e árduo.

Falou mais, mas penso que o que acabei de contar a vocês — que não ouviram a referida resenha do meio-dia —, embora com minhas limitações, seja suficiente à compreensão de sua mensagem. Mensagem marcada pela sabedoria e pela temperança, o que não se pode confundir com passividade ou acomodação. Muito ao contrário. Não há ato de mais coragem do que perseverar na coisa certa. Como alagoano que torce pelo futebol desta terra, como regatiano apaixonado pelo exclusivo clube do seu coração, agradeço por haver, no nosso rádio, espaço para profissionais assim.
________
Também publicado nos sites Futebolalagoano.com e FutNet

Nenhum comentário: