Recado aos alagoanos

REGATIANO, AZULINO, ALVINEGRO, ou torcedor de qualquer outro time das Alagoas, valorize o futebol da sua terra! VOCÊ TEM TIME PRA TORCER!

segunda-feira, 23 de março de 2009

Será?

Crônica
Existem algumas impressões, neste campeonato alagoano/2009 e clubes participantes, que parecem estar se consolidando. Pelo menos este é o retrato que se tem até o momento. E considerando-se que este envolve já mais da metade do certame, é algo digno de nota. Mas..., será?

A primeira, que desponta e salta aos olhos, é a de que time vitorioso não é, necessariamente (mesmo!), aquele que tem o plantel mais caro. Embora isto seja uma verdade já provada ao longo da história do futebol brasileiro é sempre surpreendente para mim. Afinal, por outro lado, a máxima jogador bom é jogador caro permanece bastante atual e tem, também, a sua lógica respeitável.

O exemplo mais gritante nesse sentido, pelo que se ouve dizer pela imprensa relativamente ao seu plantel, é, destacadamente, o do CSA. Desde o início foi considerado um dos dois maiores favoritos ao título, se não o único, e exatamente pela alardeada qualidade técnica de seus jogadores. O tempo tem mostrado que os diagnósticos e prognósticos estão indo a nocaute. O azulão do Mutange é, até aqui, o maior fiasco da disputa, exatamente porque a sua realidade — seus resultados, suas apresentações, sua posição na classificação geral — tem mandado à bancarrota as análises realizadas. Vai-se entender o futebol... Nota triste é o insucesso do Presidente Abel Duarte, que parecia estar fazendo um trabalho responsável.

Bem, de qualquer sorte, e a despeito das enormes dificuldades financeiras que enfrenta — privilégio que não é só seu, registre-se —, as caras contratações não cessam de ocorrer lá pras bandas do Mutange, do que é exemplo mais gritante e atual a do ex-pretendente a ídolo do rival alvirrubro, o Jr. Amorim, já sob as hostes da administração do seu novo “Presidente”. Ou, para a imensa maioria da torcida encarnada que acreditou no amor e fidelidade que jurava de pés juntos (e até de joelhos!) ao Galo da Pajuçara, o Jr. “Traíra” Amorim. Eu, particularmente, acho que traiu, sim. Mesmo enxergando em muitas de suas pirotécnicas atitudes de outrora uma estratégia de marketing escancarado, e não desconhecendo de que é um profissional que, como tal, sobrevive de sua profissão, ele comprometeu-se de tal ordem com sua própria pretensão a ídolo que não dá pra não enxergar como escabrosa traição a sua ida exatamente ao maior rival (senão, único) do Clube de Regatas Brasil. Mas..., que tenha sucesso e seja feliz. Como não?

A segunda impressão que vem se consolidando é a da aparente superioridade técnica do Grupo B do campeonato. Os resultados experimentados nessas duas primeiras rodadas do 2° Turno, aliados à melhor qualidade dos jogos havidos no 1° Turno, assim me fazem concluir. Mas, tal qual no caso do péssimo desempenho azulino, as coisas podem mudar, porque há muita água pra passar por debaixo da ponte, ainda.

A terceira e notória constatação, aliás na contramão do maior rival, é a do crescimento do CRB, mesmo com seu modesto plantel, prenhe dos jogadores ditos pratas-da-casa. Os dois últimos jogos são bons exemplos disto. O último deles, principalmente, com o bom Corinthians Alagoano, é o retrato dessa evolução. Salvo por alguns momentos — após a precoce e exagerada expulsão do atacante Milton Tanque, quando sentiu o baque e permitiu algum crescimento do alvinegro —, o CRB mandou no jogo. Não venceu, bem..., porque não era pra vencer, mesmo. Mistérios do futebol. E se está muito aquém do que deveria em se tratando de um clube de suas tradição e torcida, é fato que optou por uma administração que busca manter-se com os pés bem plantados no chão, sem qualquer pretensão a aumentar o rombo financeiro deixado por algumas administrações passadas. Muito ao contrário.

Finalmente, o ASA. Vem se confirmando como o grande favorito ao título. Já deu provas disto em várias oportunidades. Bateu o tido, até então, como melhor time do campeonato — o já citado C. Alagoano —, e em jogo de decisão, o que não é pra qualquer um. Tem personalidade, é bem armado taticamente e demonstra boa qualidade técnica, suficiente para vencer o 1° Turno do campeonato. E convencer. É, mesmo, o clube a ser batido.
_____________
Também publicados nos sites Futebolalagoano.com e FutNet.

Nenhum comentário: