Recado aos alagoanos

REGATIANO, AZULINO, ALVINEGRO, ou torcedor de qualquer outro time das Alagoas, valorize o futebol da sua terra! VOCÊ TEM TIME PRA TORCER!

terça-feira, 6 de maio de 2008

Alagoas: dois campeões

Crônica
Não, não estou falando do CRB e do CSA, sagrados, merecidamente, campeões regionais, respectivamente ontem e hoje, o primeiro na categoria juniores e o segundo na profissional. Refiro-me a campeões desta última. Em Alagoas há, hoje, dois campeões. Ambos com mérito. Um, já registrei acima, é o alvi-celeste. O outro é o Flamengo. Sim, o rubro-negro carioca!

É impressionante a festa que fizeram — devem estar, ainda, acho (são 23:30h do domingo, neste momento) — os torcedores do time do Rio de Janeiro na capital das Alagoas, seja por torcedores do CSA, que se sentiram agraciados duplamente com os dois campeonatos vencidos, seja pelos do CRB, que enxergaram no clube da Gávea um alento frente ao insucesso do seu time nativo, seja, certamente, pelos do ASA, que viram no Flamengo um consolo ainda maior à queda frente ao time do Mutange.

E assim, no fim das contas, todos tinham algo a comemorar, um clube para exaltar, uma razão para alegrar-se, um motivo de júbilo para encher os bares e desfilar com suas bandeiras em buzinaços pelas ruas de Maceió. Não comparável, naturalmente, aos tão-somente torcedores do azul, ou aos rubro-negros-azulinos — vencedores duas vezes —, mas, de qualquer modo, entre mortos e feridos salvaram-se todos.

Ops! Quase todos. Para aqueles torcedores exclusivamente do ASA ou do CRB, ou destes junto a outro time do Rio de Janeiro ou São Paulo (exceto o já citado Flamengo e o Palmeiras) não houve consolo, não restou alternativa. Tiveram mesmo que amargar a derrota (ou insucesso) experimentado na jornada.

Aí fiquei pensando... Acho que a melhor saída para evitar o sofrimento por uma disputa mal-sucedida é mesmo torcer por vários times, de vários estados. Assim, você pode torcer pelo da terra, por um do Rio, outro de São Paulo, quem sabe algum de Porto Alegre, além, deixa ver, de Belo Horizonte. Pronto! Não é possível que você não venha a ter motivo para comemorar. Mais: você poderá associar-se e contribuir financeiramente com todos (repartir o pão é belo), inclusive quando jogar na Timemania, afinal você terá vários times do coração. E o melhor: não precisa se preocupar com o destino do time de sua cidade. Afinal, no seu insucesso — ou morte, que importa? —, você sempre terá a televisão para torcer pelo de fora. Legal.
_______________
Escrito nos últimos minutos do domingo (04/05)
Tb publicado no sítio Futebolalagoano.com

Nenhum comentário: