Recado aos alagoanos

REGATIANO, AZULINO, ALVINEGRO, ou torcedor de qualquer outro time das Alagoas, valorize o futebol da sua terra! VOCÊ TEM TIME PRA TORCER!

terça-feira, 22 de julho de 2008

Crônica de uma morte anunciada?

Crônica
15 anos, não ininterruptos, disputando, mal, a série C do brasileiro. 2 anos na 2ª divisão do futebol alagoano. 2008: um político de uma cidadezinha do interior alagoano é alçado presidente. Trazendo dinheiro não se sabe de onde, monta um time competitivo em nível de campeonato alagoano — desvalorizado e deficitário —, e sagra-se campeão, encerrando o jejum que amargava há 9 anos consecutivos. Dia seguinte, porém, está novamente abandonado, por muitos e pelo próprio político-presidente, com dívidas e sem dinheiro para disputar a mais cobiçada de todas as temporadas da série C, sequer em condições de manter o plantel com que disputou o regional.

Porém, graças ao socorro de um empresário respeitado (mas que não é do ramo) e do mais bem sucedido homem do futebol deste estado, acende-se uma luz. Não fosse este último, e a parceria que firmaram, disse textualmente o primeiro, não haveria condições mínimas de participação. Assim, usando toda a estrutura do parceiro (estádio, centro de treinamento, academia de ginástica, etc.), além de grande número de jogadores e do prestígio e conhecimento deste, pôde preparar-se para a competição. Entretanto, campeonato iniciado, veio a primeira derrota, a segunda, a terceira, e, pasmem, a quarta. É o pior colocado em sua chave e de toda a competição, de 63 clubes. Nenhum ponto marcado. Por quê?

Não sei. Dizem que o time não era(é) bom. Será? Será que o plantel disponível não estava(está) no nível de disputar uma Série C? Duvido. Alguns fatos, porém, chamaram-me à atenção: 1°) a estranha e mal-explicada, mas certamente inadequada substituição do técnico Jr. Lopes; 2°) a declaração do jogador Ricardo Miranda, de que havia dois grupos no clube, sendo um deles o dos jogadores da parceria; 3°) o emocional dos jogadores, já depois da 2ª derrota, dando mostras de que as haviam sentido; e 4°) a declaração do presidente do clube, jogando a toalha após a 3ª batalha perdida (se o presidente não acredita, quem vai acreditar?). Naturais “ondas” de torcedores rivais à parte, mais um baque para o já baqueado futebol alagoano. Até quando?
__________
Escrito em 20/07/2008
Também publicada no sítio FutebolAlagoano.com

Um comentário:

Zé Carlos Vitoriano Jr. disse...

Rapaz, ontem, por acaso, acabei encontrando sua excelente crônica sobre os mistos.

Aqui no Ceará, infelizmente, também padecemos desse mal. Está melhorando, mas ainda vai demorar alguns anos.

Tomei a liberdade de transcrevê-la na comunidade do orkut dita oficial, citando a fonte, claro, mas o tópico foi apagado devido as famosas brigas.

Também transcrevi-a em outra grande comunidade do Ceará Sporting e, em suma, ela foi publicada num dos grandes sites do CSC, o www.vozao.com.br., nesse link http://www.vozao.com.br/?page=mostrar_noticia.php&id=4417

Espero não ter causado nenhum constrangimento em tudo isso ter ocorrido sem você ter sido avisado. Releva salientar que em todos os casos foi citada a fonte.

Abraços do seu colega advogado cearense,

José Carlos Vitoriano Jr.

P.S.
Meus e-mails são jcvitorjr@secrel.com.br e jcvitorjr@hotmail.com

Ou pode me procurar no orkut. A única diferença é que lá meu nome está "Zé", ao invés de "José".