Recado aos alagoanos

REGATIANO, AZULINO, ALVINEGRO, ou torcedor de qualquer outro time das Alagoas, valorize o futebol da sua terra! VOCÊ TEM TIME PRA TORCER!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Prestação de contas: as dúvidas

Crônica
Prestação de contas é imprescindível em qualquer administração que se pretenda transparente, organizada e que respeite quem faça jus a conhecê-la. Com mais razão um clube de futebol. Não houvesse sócios — por incrível que possa parecer no CRB ainda há, mesmo à míngua de vida social, que o clube não mais tem (acabaram com tudo, e deixamos acabarem com tudo, seja quando não prestigiamos o clube, seja quando o substituímos por outro, de fora, nos seus insucessos) —, não houvesse craques(sócios)-torcedores, não houvesse conselho deliberativo, ainda assim haveria o torcedor que “apenas” compra o seu ingresso e vai prestigiar o time no estádio, o maior patrimônio de qualquer grande e tradicional clube, que, por isto mesmo, tem o direito (moral) de ser destinatária desse ato administrativo.

Assim, penso seja direito (dever) do conselho deliberativo do clube solicitar (e, se o caso, exigir) a prestação de contas dos atos de seus administradores. Não sendo assim, a existência desse órgão estaria comprometida, no mínimo, por sua quase inutilidade. Só não consigo entender duas circunstâncias que cercaram o pedido de prestação de contas formalizado à atual diretoria do Clube de Regatas Brasil: a primeira consiste na forma e a segunda no alcance. Explico, consignando as dúvidas que dificultam meu pleno entendimento.

Quanto à forma: por que um pedido de prestação de contas realizado no âmbito administrativo e, portanto, interno do clube, sendo o primeiro formalizado e não se tendo notícia de que não seria atendido tem que ser levado a público desde logo, divulgado destacadamente pelos microfones da imprensa radiofônica?

Quanto ao alcance: diz-se que não se presta contas no clube (ou ao clube) desde 2002. Por que, então, não se aproveitou a oportunidade para solicitá-la de quem de direito, alcançando esse período? Sabido que enorme parcela das imensas dívidas do clube dizem respeito a momentos bem anteriores ao atualmente vivido, por força das quais o CRB vem, inclusive, perdendo seu importante patrimônio, não raro a preço vil (vide a própria sede, na Pajuçara), por que não se aproveita e apura a sua gênese?

Seja como for, espero que a atual diretoria aproveite essa oportunidade que lhe foi conferida para — cumprindo, inclusive, sua obrigação — atender, técnica, prestimosa e detalhadamente, ao pedido de prestação de contas que lhe foi formalizado. Ótimo que lhe tenha sido dada essa oportunidade. As minhas dúvidas, acima... bom, são só dúvidas.
____________
Também publicado no sítio FutebolAlagoano.com

Nenhum comentário: