Recado aos alagoanos

REGATIANO, AZULINO, ALVINEGRO, ou torcedor de qualquer outro time das Alagoas, valorize o futebol da sua terra! VOCÊ TEM TIME PRA TORCER!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Mais humildade, menos intransigência

Crônica
Pronto. Aconteceu o que se temia, e, segundo os defensores da contratação do técnico recém demitido, o que se queria evitar insistindo-se na sua mantença. Na verdade sua contratação veio quase desdizer a velha, e agora atrevidamente contestada máxima Rodrigueana, de que toda a unanimidade é burra. É que quase todos discordaram da contratação do, digamos, nervoso treinador. Contratado o foi, foram todos os discordantes — maior parte da torcida e da crônica esportiva — praticamente obrigados a engoli-lo, ao menos até o primeiro jogo, ou a primeira derrota, como queiram. Depois, teve-se de tolerá-lo, como forma de apoiar a diretoria do clube, na figura do seu respeitado presidente.

O irascível técnico, por sua vez, entretanto, embora ao final já antipatizado e atacado pela crônica esportiva — inclusive por parte dela que até então o apoiava —, acabou pondo, ele mesmo, a derradeira pá de cal que redundou em sua queda. E o que tanto se queria evitar e se forçou alcançar insistindo-se na sua contratação acabou ocorrendo às vésperas do primeiro jogo do time em casa. O CRB sofre a 2ª derrota consecutiva. O que já estava ruim, piorou.

Como reclamação, agora, de nada adianta, fica o que é para mim a maior e mais óbvia (mas não ensinada, ou aprendida) lição a ser extraída: não se pode contratar, mal assim, um treinador de futebol. São dois erros consecutivos e gritantes, um deles, o primeiro, inclusive reconhecido pela vice-presidência de futebol do clube, ambos, inobstante, facilmente apontados pelo mais alienado torcedor às épocas respectivas. Talvez por isto mesmo, sabe-se lá, insistiu-se tanto no segundo. O erro, porém, naturalmente agigantou-se. Insistência num erro não é perseverança, é intransigência. Competência não pode rimar com intransigência. Como rima, deu no que deu. Tá aí o resultado.

Esperemos que o presidente, que não é bobo nem nada, não mais aceite que rimas assim ocorram na Pajuçara. Menos paciência com a intransigência. Menos tolerância com a ignorância. Essas as rimas que podem dar certo.
____________
*Escrito em 09/06/2009 (outra, postada com atraso no blog, logo após a queda - anunciada - do então treinador do CRB, Arnaldo Lira)
*Também postada no sítio FutebolAlagoano.com

Nenhum comentário: