Recado aos alagoanos

REGATIANO, AZULINO, ALVINEGRO, ou torcedor de qualquer outro time das Alagoas, valorize o futebol da sua terra! VOCÊ TEM TIME PRA TORCER!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

A Assembleia fazendo escola

Crônica
Depois de duas alterações irregulares no regulamento do campeonato alagoano de futebol, pois que em escancarada afronta ao Estatuto do Torcedor, capitaneadas pela atual gestão da Federação Alagoana de Futebol e com o apoio manifesto da quase(?) totalidade dos clubes participantes, ocorridas respectivamente nos anos de 2008 e 2009, eis que agora o é novamente, mas ao menos para restaurar a legalidade perdida com a ilegal alteração última.

Até aí, nada demais; antes tarde do que nunca. Mais a mais, não bastasse a ilegalidade ao referido Estatuto, a medida, ao menos aquela relativa à obrigatoriedade da escalação, para cada jogo, de no mínimo quatro jogadores com idade de até 23 anos — a despeito da boa intenção que lhe era ínsita, considerando-se apenas um dos lados da moeda (o dos muito jovens) —, era maculada, entretanto, de provável inconstitucionalidade, exatamente porque prejudicava os mais velhos. Quanto à seguinte, francamente não via com bons olhos que uma das vagas à Copa do Brasil fosse destinada ao futebol amador. Afinal, “cada macaco no seu galho” ainda é um dito popular cheio de sabedoria.

O que me surpreende, mesmo, é a manobra lá havida, perpetrada pela atual gestão, autorizada pela Confederação Brasileira de Futebol — só podia vir de lá, mesmo(!) —, com o beneplácito subserviente, ou não, de quase todos os clubes alagoanos, de prorrogar o mandato de seu atual presidente para até o ano de 2014. Digo subserviente porque ouvi na rádio — salvo engano no Programa Cadeira Cativa da Rádio Jornal —, de um dirigente do CRB, que o clube teria apoiado a precoce “eleição” para não sofrer mais perseguições (ou coisa semelhante, a palavra não seria exatamente esta) por parte da atual gestão da Federação, o que é no mínimo(!) lamentável, além de equivocada estratégia de luta, pois que baixar a cabeça ao algoz nunca foi a melhor alternativa a quem se sente prejudicado.

Quanto à Assembleia fazendo escola, haverá um equívoco manifesto em se entendê-la sendo realizada na Federação Alagoana de Futebol. A escola está sendo feita é na CBF, mesmo, pois que veio de lá a esdrúxula eleição. A FAF, nessa história, não passa de aluno de aluno. Resta-me aplaudir a posição do Murici e do Corinthians Alagoano, quanto a este último ao menos pela coerência.
_____________
* Escrito em 07/04/2009
* Também publicado nos sites Futebolalagoano.com e FutNet

Nenhum comentário: