Recado aos alagoanos

REGATIANO, AZULINO, ALVINEGRO, ou torcedor de qualquer outro time das Alagoas, valorize o futebol da sua terra! VOCÊ TEM TIME PRA TORCER!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Por que o CSA não(?) é o favorito?

Crônica
Porque não deixam. Porque se convencionou, principalmente na imprensa alagoana — onde a voz é monocórdia nesse sentido —, que em clássico não há favorito. Ora, quem são os favoritos para os próximos Corinthians x Santos e Flamengo x Botafogo? Nove entre dez cronistas esportivos apontam o alvinegro paulista e o rubro-negro carioca. As razões? Várias, num e noutro caso, e vão desde desfalques importantes, passando pela fase mais favorável a um do que a outro, até à própria diferença técnica-teórica (ou não) do plantel de cada um.

Aqui, não. O CSA/2009 sempre teve aquele que é considerado o melhor plantel. Mais contemporaneamente, já deu mostras, escancaradas, de que o seu plantel é bom também na prática, tanto que desclassificou, na Copa do Brasil 2009, nada mais, nada menos, do que o Peixe, esse mesmo que é finalista do Campeonato Paulista. Detalhe: venceu na casa do adversário. Além de fazer uma ótima campanha naquele certame nacional, venceu (e, principalmente, convenceu) o último jogo no Rei Pelé, contra o Murici, no alagoano. Hoje, embora ainda presentes as dificuldades, não são poucos os que já acreditam piamente na sua classificação, o que é quase natural, analisado o quadro atual. E se ganhar do Coritiba, logo mais, aí será mais favorito do que nunca.

Por outro lado, percebe-se, com no mínimo razoável nitidez, que muitas das melhores energias (torcida) — não apenas as vindas de seus torcedores, mas também as egressas de significativa parcela da imprensa tupiniquim, embora, neste caso, não confessadas — são direcionadas ao Azulão do Mutange, no sentido de que logre êxito na sua permanência (quiçá classificação) na 1ª divisão do alagoano (o que é até compreensível, diga-se, embora questionável).

Já o CRB, de time modesto, de folha salarial barata, envolvido em enormes dificuldades financeiras — que o impedem, por exemplo, de concentrar-se em hotéis de luxo (para ficar só num exemplo) —, vindo de um vergonhoso resultado (com todo o respeito ao Ipanema) e de um horroroso futebol praticado no sertão alagoano, prenhe de meninos pratas-da-casa — de experiência nenhuma ou mínima —, apresenta-se em franca desvantagem na análise que se promova acerca da existência de algum favorito. Certamente que ele não é.

Agora..., clássico é clássico. Qualquer um pode ganhar, e não será zebra. Mas favorito, se um está em melhor situação do que o outro, claro que há. Teoricamente, porém... Quanto a mim, que sou declaradamente CRB, não posso esconder — nem ninguém acreditaria, donde sequer posso usar de alguma hipocrisiazinha — que torço pelo Galo, e que, nesse sentido, até gostaria que o favorito fosse ele, já que enxergaria nele mais chances (teóricas) de vitória. Mas considero lastimável para o futebol alagoano se o Azulão voltar a experimentar o infortúnio vivido em 2003. Na verdade, gostaria que a disputa entre os dois fosse pelo título. Como (muito!) antigamente. É como penso e sinto. Não vou mentir.
____________
Também postada nos sites Futebolalagoano.com e FutNet

Nenhum comentário: