Recado aos alagoanos

REGATIANO, AZULINO, ALVINEGRO, ou torcedor de qualquer outro time das Alagoas, valorize o futebol da sua terra! VOCÊ TEM TIME PRA TORCER!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Por isto é que o futebol é como é (2)


Crônica

Conversando, ontem, com amigos azulinos e regatianos, em todas as oportunidades manifestei-me no sentido de que o CSA poderia surpreender, sim, o Santos. Elencava algumas razões para considerar essa possibilidade: o CSA, até porque vem fazendo uma péssima (e injustificável, embora explicável) campanha no campeonato alagoano, iria jogar nessa partida o que tinha e o que não tinha, com o perdão do clichê; apesar da tal campanha, mostrou que tem um bom time, e não só no papel, tanto que empatou com o mesmo Santos há poucos dias; o Santos, por sua vez, estaria com suas atenções voltadas, principalmente, para a decisão do campeonato paulista — que além de ser o mais importante estadual do país, traz aos disputantes (como em qualquer regional, ressalte-se) toda a intranquilidade marcada pela rivalidade construída ao longo de anos —, já que é um dos finalistas e o primeiro jogo ocorrerá no próximo fim de semana; entraria, ontem, com um time mesclado com alguns reservas; a despeito do retrospecto que não lhe era favorável (o empate em 0 x 0), não é absurdo algum imaginar-se que davam a vitória (e a classificação) como favas contadas (ainda que publicamente não o confessassem); e finalmente, a sorte: o CSA poderia, sim, ter a sorte a seu favor.

Como não sou vidente — foi apenas um chute certeiro e recheado de previsibilidade rasteira —, diferentemente de um amigo azulino que me confidenciou, em tom de brincadeira, ter uma vidente lhe assegurado que o Azulão venceria a partida, a reflexão que fica, pra mim, é a de que testemunhei mais uma razão (ou várias delas) para compreender o porquê de o futebol ser apaixonante como é.

Afinal, como crer-se que uma bola batida na canela (ou no joelho) do atacante poderia ser-lhe favorável, enganando o goleiro e facilitando o chute seguinte indefensável? Como crer-se que o time mais rico, mais técnico e mais poderoso poderia desperdiçar as inúmeras chances de gol que teve, seja porque competente (ou seria milagroso?) o goleiro adversário, seja porque incompetente a finalização em si? Como crer-se que o vice-lanterna e em crise escancarada, de um campeonato pobre e desorganizado como o nosso, venceria o finalista do melhor campeonato estadual do país? Mais: com um jogador a menos durante boa parte do jogo!

Como crer-se? Simples: isto é o futebol. E que bom que é assim. E que bom que foi bom para Alagoas.

_____________
*Foto: Futebolalagoano.com
*Escrito em 23/04/2009 (não postada, à data em que produzida, por absoluta falta de tempo)
*Também postada no site Futebolalagoano.com

Nenhum comentário: