Recado aos alagoanos

REGATIANO, AZULINO, ALVINEGRO, ou torcedor de qualquer outro time das Alagoas, valorize o futebol da sua terra! VOCÊ TEM TIME PRA TORCER!

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

É preciso acreditar!

Crônica

Confesso: não conseguia me tranqüilizar — nos dias que antecederam o jogo contra o Vitória, precisamente após a bela derrota aplicada no Criciúma —, com a história (melhor dizer estória) de que um único ponto, nos três jogos remanescentes, garantiria o CRB no Campeonato Brasileiro da Série “B”/2008.

Olha que esse prognóstico (ou diagnóstico?) foi alardeado durante todo o período a que me referi. E eu, mesmo sem me enfronhar nos cálculos que deram origem a essa versão enganosa, não conseguia me sentir sossegado. Ao contrário, fiquei incomodado, comigo, por não desfrutar do mesmo otimismo, da mesma alegria, da mesma confiança de que tudo já se tinha praticamente resolvido com a vitória sobre o clube de St.ª Catarina. Daí, inclusive, o silêncio a que me impus. Se não era para acreditar no que todos, quase invariavelmente, diziam, melhor ficar calado com meu, então, pessimismo.

Eis, porém, que não era pessimismo coisa nenhuma. E cá estamos nós novamente a sofrer com a angústia de ter de decidir nossa permanência na Série “B” nas duas (ou numa das duas, espero que na próxima) últimas partidas. Nenhum fato estranho, inexplicável, aconteceu. Não. Simplesmente o Galo perdeu, e os concorrentes venceram. Encostaram, e o “prognóstico” certeiro de que bastaria um ponto foi pras cucuias — ou pra outro lugar, cujo nome vou me abster de declinar, aqui, em respeito ao(à) leitor(a).

Bem, passada a ilusão, em cujas fileiras felizmente não me perfilei — menos mal, o sofrimento é um pouco menor —, há, porém, algo em que se faz necessário, imprescindível, vital, mesmo(!), acreditar: na vitória do Galo em Itu, amanhã. Essa crença, essa fé, não é ilusão, como o foi o falso sonho do ponto único. Além de ser absolutamente realizável esse objetivo — o CRB é muito melhor time que o Ituano —, o Regatas necessita receber essa energia positiva que só pode vir, mesmo, de seus torcedores. Afinal, se nós não acreditarmos, quem o fará?

Assim, precisamos pensar, dizer e reafirmar a nossa fé no Clube de Regatas Brasil! O pessimismo, o medo, a descrença devem ser sumariamente afastados. A essa altura do campeonato — sem trocadilho —, o Galo precisa, como nunca, do amor incondicional de seus torcedores, e esse sentimento há de ser expresso é pela fé em seu desempenho vitorioso em Itu. Pela certeza de que podemos e vamos vencer. “Nos momentos mais extremos, A Pátria em nós terá fé, E o futuro venceremos, Alegres, firmes, de pé!”

Não nos resta outra alternativa.

Nenhum comentário: