Recado aos alagoanos

REGATIANO, AZULINO, ALVINEGRO, ou torcedor de qualquer outro time das Alagoas, valorize o futebol da sua terra! VOCÊ TEM TIME PRA TORCER!

domingo, 11 de novembro de 2007

Exercício do "jus esperniandi"

Crônica

Olha, com todo o respeito aos outros que disputam a Série “B” do Brasileirão, mas é um absurdo! Não há razão que explique satisfatoriamente e, certamente, até por isto, é injustificável que assim seja!

Como pode o jogo do Clube de Regatas Brasil, o CRB/AL, ser o único não transmitido pela televisão?! Com efeito, como se explica ser simplesmente ignorado o time que representa um Estado da importância política, cultural e histórica das Alagoas, aliás inversamente proporcional, registre-se(!), ao seu pequeno tamanho geográfico! O único do Estado, diga-se! Mais: é representante de uma Capital da Federação! Um dos dois únicos clubes que disputando esse certame há 14 anos jamais caiu à 3ª divisão! O dono do 7º maior público total presente aos jogos daquele certame! Isto sem contar que à frente dele estão clubes representando Estados muito mais populosos!

Meus caros, exagero não! Todos os outros jogos foram televisionados! Menos o do Regatas, passado em Marília/SP. Vou nem falar das outras oportunidades anteriores em que, como desta feita, somente o rádio restou aos alagoanos... Aliás, benditos sejam os rádios e seus profissionais! Basta se ater à 31ª rodada, para constatar-se o que assevero e contra o que reclamo.

Vejam só: de 10 jogos onde verificados os menores públicos presentes até o momento, na Série “B”, o Ituano/SP participou de 09 deles, sendo que nenhum, dos 10, teve a participação do CRB. O jogo do Ituano passou na TV? Sim.

Os jogos em que foram mandantes o São Caetano/SP e o Santo André/SP apresentaram um número somente superior ao seu colega paulista, antes citado, respectivamente ocupantes dos 18º e 19º lugares em total de público. Foram televisionados seus jogos? Sim.

O Gama/DF, com míseros 22.162 espectadores no mesmo período, e o Paulista/SP, com pouco mais de 29.500, ocupam, nessa ordem, os 16º e 17º lugares. O jogo do Gama/DF passou na televisão? Sim.

O Avaí/SC, por sua vez, teve um público inferior à metade daquele que apresentou o CRB, vale dizer, de 46.728, enquanto o do Regatas fora de 102.132 pessoas. Entretanto, o jogo Paulista/SP x Avaí/SC foi televisionado. Exatamente! O jogo do lanterna em interesse popular cativo, realizado com o mediano Avaí/SC, e na casa daquele, passou na TV. Os dois juntos não somam o público que foi ao Trapichão no mesmo período!

Francamente, é uma falta de respeito que não me deixa emudecer. Seria ausência de prestígio político de nossos representantes nos parlamentos? Ou falta de interesse, mesmo?

Por outro lado, igualmente surpreendente é o quase silêncio completo a respeito do assunto na semana que antecedeu o jogo do Galo de Campina. Barulho, mesmo, só dos torcedores (justamente) inconformados. Ainda assim, como somente têm voz em pouquíssimos espaços, o alarde não logrou fazer-se proporcional ao tamanho da irresignação percebida em cada um em particular.

Nesse quadro lamentável e revoltante — é, amigo, você sabe!, quem é torcedor ou, não o sendo, é alagoano e gosta de futebol, não é insensível a tamanho desdém —, o que se pode fazer, para que no futuro Alagoas seja mais respeitada? Sei lá...

A mim, resta-me socorrer do jus esperniandi — o direito de, pelo menos, espernear. Ei! Ô! Aqui, véio! Tá com cera no ouvido, é?! Quero ver os jogos do CRB na televisão! Pô!!
_________
Também publicada no sítio
futebolalagoano.com

Um comentário:

Anonymous disse...

Caro André

isso tudo vem de encontro ao que eu defendo: temos que torcer só pelos nossos times, pois eles, os do "Sul Maravilha" sempre nos tratam com desrespeito e desprezo, para eles o nosso futebol nem existe.

João Tude Maciel
utdemaciel@uol.com.br

_______________
Observação do blog BOLAGOANA: O comentário acima foi originariamente realizado pelo(a) autor(a) no Blog do AnDRé fALcÃO, às 17:03h de 23/10/2007, sendo ora aqui reproduzido.